ADRIANA FARIAS é a nova apresentadora do VIOLA, MINHA VIOLA
16/06/2017 - 14h35 em Música




          Agora é oficial. A cantora, compositora e violeira Adriana Farias será a apresentadora do programa VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAL na TV Cultura, a partir do dia 9 de Julho de 2017, aos domingos à noite, com reprise durante a semana.

Adriana Farias (foto: divulgação)


          O ESPECIAL terá 38 programas que trarão os melhores momentos do mais tradicional programa da TV Cultura e da TV brasileira, apresentado inicialmente  por Moraes Sarmento e Nonô Basílio. Logo, o programa convidou Inezita Barroso para apresentar o "Viola, Minha Viola" junto com Moraes Sarmento, até sua morte em 1998. Inezita Barroso passou então a apresentar o programa sozinha até seu falecimento, aos 90 anos de idade, em março de 2015.

 

Moraes Sarmento e Inezita Barroso - Viola, Minha Viola (TV CULTURA)

          O primeiro programa "Viola, Minha Viola - Especial" será inteiramente dedicado à cantora, atriz, instrumentista, bibliotecária, folclorista, professora universitária, apresentadora de rádio e de televisão, imortal da Academia *Paulista de Letras, em substituição da também folclorista Ruth Guimarães, Inezita Barroso que apresentou o "Viola" por 35 anos seguidos, levando-o a ser o programa musical de TV mais antigo da televisão brasileira e o mais importante representante da cultura e da música caipira, chamada por muitos de sertaneja raiz.


Por Silvio Tanaka - Inezita Barroso, CC BY-SA 2.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=5946834                 


           Inezita Barroso, mesmo debilitada e apresentando sentada todo o tempo, até os últimos dias de vida, detinha os maiores índices de audiência no comando do "Viola, Minha Viola", entre todos os programas da TV Cultura, eleita a 2ª melhor emissora de televisão do mundo, em qualidade de conteúdo, atrás, apenas, da BBC One, na Inglaterra. A segunda melhor emissora brasileira, a TV Globo, ficou apenas com a 28ª colocação.

           Almir Sater, Sérgio Reis, Renato Teixeira e Daniel são alguns dos convidados que terão participações especiais, sob o comando da nova apresentadora.

           Grandes nomes da música caipira também serão homenageados e que sempre subiam ao palco com Inezita Barroso, Moraes Sarmento e Nonô Basílio, como Tonico e Tinoco, Jair Rodrigues, Tião Carreiro, João Pacífico e muitos outros já falecidos.

           O GRANDE DESAFIO DE ADRIANA FARIAS

           A responsabilidade de apresentar o "VIOLA, MINHA VIOLA - ESPECIAL" é um desafio enorme e muitos nomes importantes foram cogitados até a escolha da violeira ADRIANA FARIAS. A direção da TV Cultura não poderia ter feito uma escolha melhor.

           Apaixonada por música e pela cultura caipira, Adriana Farias aprendeu os primeiros acordes aos 9 anos de idade em sua primeira viola, presente de seu tio que integrava a dupla Leonardo & Chiquinho.

           Com 11 anos de idade, já compunha suas próprias músicas e gravou seu primeiro álbum, ganhou concurso na Rádio Morada do Sol de Araraquara e foi para os Estados Unidos representando o Brasil, superando mais de 450 concorrentes.

           Começou a frequentar os palcos de shows aos 15 anos de idade, divulgando seu segundo CD, produzido pelo famoso maestro Mario Campanha, abrindo shows da inesquecível "Nhá Barbina", personagem criada pela comediante, atriz e cantora Conceição Joana da Fonseca, a primeira a gravar a "Moda da Pinga", eternizada também por Inezita Barroso. Presença frequente no Viola, Minha Viola, "Nhá Barbina" é lembrada por várias gerações, até as mais recentes, por sua participação no programa "A Praça é Nossa" do SBT, com seu inesquecível bordão "ranquei pena".

 

Nhá Barbina (foto: divulgação)



           Adriana Farias conquistou com talento e perseverança o seu lugar entre os melhores artistas brasileiros. Foi backing vocal de artistas renomados como Fábio Jr., Leandro & Leonardo e Wanessa Camargo. Foi integrante do grupo Barra da Saia até decidir seguir carreira solo, em 2015, lançando seu CD "Beleza Rústica", com belíssimas músicas de sua autoria e alguns clássicos sertanejos, como "Canarinho do Peito Amarelo", de Tibagi e Miltinho.

           Com o Barra da Saia, se apresentou no Reveillon da Avenida Paulista, em São Paulo/SP, para 3 milhões de pessoas no ano de 2011.          

           Em 2014, o grupo Barra da Saia participou do programa "Festival Sertanejo", apresentado pela dupla Chitãozinho & Xororó, no SBT, e Adriana Farias ganhou a competição sustentando o "Galopímetro" por incríveis 42 segundos num único fôlego.

          Dona de grande beleza, de extrema habilidade na viola caipira, belíssima voz que atinge as notas musicais mais difíceis com perfeição, grande simpatia, notável humildade e enorme carinho com todos os seus fãs e amigos, Adriana Farias será um grande sucesso à frente do "Viola, Minha Viola", na TV Cultura, a partir do dia 9 de Julho, em todos os 37 programas seguintes, aos domingos à noite e, por muitos outros que virão com o sucesso da volta do "Viola, Minha Viola", "Êta programa que eu gosto!"

 

*Errata: Havíamos cometido um engano e, com isso, uma grande injustiça em não citarmos o grupo "Barra da Saia" na apresentação durante o Reveillon na Avenida Paulista em 2011, assim como na participação do Barra da Saia no programa "Festival Sertanejo", do SBT, apresentado em 2014 pela dupla Chitãozinho & Xororó.
Removemos também a informação de que Adriana Farias teria sido indicada ao Grammy Latino pelo álbum "Para Tudo". Na verdade, a informação correta é:
"O grupo Barra da Saia foi indicado ao Grammy Latino, em 2007, pelo álbum "Roça'n Roll" onde uma das faixas tem o título "Para Tudo (Que Eu Cheguei)", de Rafael Salf Garcia e Anselmo Salfi Garcia e adaptação de Adriana Farias.

*com colaboração de Paulo Scalabrin, corrigindo a informação de que Inezita Barroso é imortal pela Academia Paulista de Letras e não Brasileira, como havíamos publicado.


Texto: Ivo Bueno Ferraz - diretor da web Rádio Rancho da Traíra
*com informações: Ricardo Feltrin - colunista do Portal UOL
*com informações do portal: Wikipédia.
*com informações: Assessoria da artista.



Links:

https://pt.wikipedia.org/wiki/Inezita_Barroso
https://pt.wikipedia.org/wiki/Nh%C3%A1_Barbina
https://pt.wikipedia.org/wiki/Viola,_Minha_Viola
https://tvefamosos.uol.com.br/noticias/ooops/2017/06/16/em-novo-programa-tv-cultura-traz-melhores-momentos-do-viola-minha-viola.htm
http://radioranchodatraira.com.br/noticia/31452/beleza-rustica-adriana-farias-mostra-personalidade-em-novo-trabalho-solo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!